segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Celso Giglio responde ao Osasqueando

Celso Antonio Giglio nasceu em Campinas – SP, em 19 de fevereiro de 1941. Filho de Antonio Giglio e de Maria Gatti Giglio, é casado com Glória Giglio, com quem tem cinco filhos e três netos. É médico, tendo iniciado seus estudos na Faculdade de Medicina do triângulo Mineiro (Uberaba), formando-se na Escola Paulista de Medicina. Foi residente de cirurgia na Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central e especializou-se em Cirurgia Geral e Obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Formou-se em Administração Hospitalar pela USP e especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia.

Em 1992, a população de Osasco o levou à Prefeitura. Nem foi necessário segundo turno. Celso Giglio foi eleito prefeito com 54,12% dos votos válidos. Em 2001 retornou à Prefeitura. Foi eleito Deputado Estadual pelo PSDB em 2006 com 111.302 votos. 

Celso Giglio responde ao Osasqueando.


O senhor sempre foi um politico vitorioso na região, porém sofreu dois revéses nas ultimas eleições para prefeito. Porque tentar novamente?

Reveses são parte do processo democrático. É o povo que estimula a vida política. Mas agora o povo quer mudança. Não aguenta mais tanto descaso com a nossa cidade. A saúde está precária, o trânsito caótico, a educação está em péssimas condições. Sou um servidor de Osasco há 46 anos. Quero apenas cumprir com o meu dever de homem público. E as pesquisas comprovam que Osasco quer a minha volta. Quero fazer o melhor governo de todos, em especial para a população mais carente de nossa cidade.

Não seria a hora de lançar um novo nome no PSDB para a cidade, como a própria Ana Paula Rossi.

Estamos juntos, eu e Ana Paula Rossi. Montamos um projeto moderno e audacioso, sobretudo na área da Saúde. E o povo aprovou a nossa parceria. Mas tenho certeza que a vez dela vai chegar, naturalmente. Não se deve apressar o rio...

Sinceramente, o senhor ficou chateado ao ver os vereadores mudando de lado durante a sua saida? Agora irá recebê-los de braços abertos em caso de vitória?

A política é a arte do diálogo por excelência. O grande Ulysses Guimarães dizia ter nascido morto o político que não entende isso. Os vereadores são importantes no processo democrático. Sem um Legislativo independente, competente e sério, não há como o Executivo governar.

Com relação a estilo de gestão o que continuaria e o que mudaria radicalmente com a sua eleição?

Eu vou reconstruir Osasco. Nos últimos oito anos a cidade andou para trás. A rede de saúde pública está deteriorada. As consultas mais comuns são marcadas para daqui a quatro ou cinco meses. Os exames, às vezes, demoram mais de dez meses para serem realizados. Até mesmo o Posto de Saúde do Jardim Conceição, por exemplo, foi fechado pela própria prefeitura, por falta de condições sanitárias para funcionar! A educação, que deveria ser a prioridade entre as prioridades, está abandonada. Escolas sem condições, professores desmotivados, crianças sofrendo acidentes nos CEUs em pleno horário escolar.
A cidade está suja, esburacada, feia. O trânsito está caótico, faltando planejamento e investimento. No plano da administração, hoje o funcionalismo está insatisfeito e desmotivado. Avaliações semelhantes poderiam ser feitas nas áreas de segurança, habitação, saneamento etc.

O estadio do Jardim das Flores ficou parado desde o lançamento da pedra fundamental. Não foi feito nada na sua gestão e muito menos na atual gestão. O que aconteceu e qual o caminho agora?

Em oito anos, a atual administração teve tempo mais do que suficiente para concluir o estádio na região do Jardim das Flores. Pode ter certeza que darei uma solução neste espaço tão importante para Osasco. Aliás, a cidade toda é testemunha do quanto eu investi na área do esporte. Reestruturei dezenas de campos de várzea, ampliei o estádio do Rochdalle, construí vários ginásios de esportes e reformei todos os equipamentos nesta área. Sem falar nos projetos e programas implantados em meus dois governos. Minhas principais propostas para a área são as seguintes:
• garantir à população de Osasco oportunidade de acesso à prática de atividades esportivas, de iniciação e de competição;
• implantar o programa “Bom de Bola - Bom na Escola”;
• estimular a prática de atividades esportivas, tradicionais e adaptadas, pela população da 3ª idade;
• incentivar e valorizar os clubes esportivos de Osasco;
• recuperar e equipar adequadamente as áreas de lazer da cidade e dotá-las de segurança e de monitores; e
• implantar aparelhos de ginástica nas praças e parques, orientando e incentivando a prática de atividades físicas.

Acredita nas pesquisas que o colocam em 1º lugar?

A pesquisa é indicação de tendência, mais do que a pesquisa, é o povo na rua que está pedindo a minha volta, motivando a minha campanha. Mas eleição se ganha nas urnas, e as pesquisas indicam que ganharemos no primeiro turno se continuarmos no mesmo empenho, a mesma dedicação e trabalho.

O que fazer para preparar Osasco, para a Copa do Mundo?

A prefeitura deve oferecer total apoio para facilitar a vida dos osasquenses durante a Copa do Mundo. E isto será discutido com os responsáveis das redes hoteleiras, investidores e secretarias afins. Mas penso que devemos priorizar a questão da mobilidade urbana, caso contrário Osasco vai travar de vez. Imagine que loucura será o trânsito de Osasco durante a Copa do Mundo. Por isso vou criar a Secretaria de Transporte e Trânsito, que vai trabalhar para oferecer um sistema de transportes eficiente, rápido e seguro. Vou também implantar o “Via Fácil”, uma rede de corredores exclusivos de ônibus para estruturar o transporte coletivo e buscar implantar o Bilhete Único, integrando ônibus, trem e metrô de superfície, facilitando o uso do transporte coletivo. Mas a infraestrutura viária do município requer urgente melhoria orientada por um Programa de Intervenções em pontos críticos no sistema viário, para dar maior fluidez ao trânsito.

Em sua opinião seria mais facil um eventual segundo turno contra o Osvaldo Verginio ou com o Jorge Lapas?

Estamos empenhados para definir as eleições no primeiro turno. Então, seria precipitado tecer comentários sobre hipóteses. Mas tudo indica que venceremos no primeiro turno, pois a adesão do povo está mais visível a cada dia. Por isso, quero agradecer às manifestações de carinho que eu e a Ana Paula Rossi temos recebido nas ruas, em todos os bairros que já passamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário